Capelania Católica
A atual equipe de Agentes de Pastoral da Saúde, que conta com aproximadamente 26 membros, teve um novo impulso no ano de 1992 quando o padre João Inácio Mildner foi nomeado capelão responsável pelas atividades pastorais no Instituto de Infectologia Emílio Ribas pelo então Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.
A Capelania Católica disponibiliza a assistência religiosa e espiritual a toda comunidade hospitalar, ou seja, pacientes, acompanhantes e colaboradores, tendo como lema: “SERVIR SEMPRE”.
A Capelania católica é responsável em manter a Capela Ecumênica que fica no primeiro andar do Anexo II - refúgio onde é celebrada a Missa semanal do Hospital todas as segundas feiras, às 15 horas.
Além de atuar em diversas comissões do hospital, entre elas o Comitê de Humanização e a Equipe de Cuidados Paliativos, a Capelania Católica organiza as festas do Dia das Crianças, do Natal e da Páscoa para as crianças internadas e acompanhadas pelo nosso ambulatório da pediatria.
O telefone de contato com a Capelania Católica do IIER é 3896-1342. Nosso email é capelania@emilioribas.sp.gov.br
Capelania Espírita
A Capelania Espírita Conversa com Afeto atua no Instituto de Infectologia Emilio Ribas desde os idos de 1995, prestando assistência religiosa de cunho espírita aos pacientes. Atualmente a Capelania Espírita é formada por pessoas que atuam no movimento espírita da Capital vinculado à casa espírita União Espírita Irmão Hercules.
Tem por missão auxiliar o próximo em suas necessidades espirituais, morais e afetivas, dentro do que preconiza o evangelho do cristo a luz da doutrina espírita.
Realizamos também a doação de livros, a entrega de revistas e mensagens aos interessados.
Capelania Evangélica
A Capelania Evangélica do IIER foi fundada em 1992, pela Capelã Eleny Vassão de Paula Aitken e atua na instituição através de capelães e visitadores capacitados em Cursos e Treinamento em Capelania Hospitalar da ACEH – Associação de Capelania Evangélica Hospitalar.
Tem como intuito levar o conforto espiritual aos enfermos, seus cuidadores e profissionais da saúde, colaborando com a humanização hospitalar e a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários.
Atua também na área cultural e recreativa, participando e/ ou organizando comemorações de datas especiais, oferecendo apresentações musicais, produção de artesanato, etc. Colabora com a Educação Continuada do Hospital através da participação e da organização de eventos educacionais para os profissionais da saúde.